*É um Lusófono com L grande? Então adira ao MIL: vamos criar a Comunidade Lusófona!*

MIL: Movimento Internacional Lusófono | Nova Águia


Apoiado por muitas das mais relevantes personalidades da nossa sociedade civil, o MIL é um movimento cultural e cívico registado notarialmente no dia quinze de Outubro de 2010, que conta já com mais de uma centena de milhares de adesões de todos os países e regiões do espaço lusófono. Entre os nossos órgãos, eleitos em Assembleia Geral, inclui-se um Conselho Consultivo, constituído por mais de meia centena de pessoas, representando todo o espaço da lusofonia. Defendemos o reforço dos laços entre os países e regiões do espaço lusófono – a todos os níveis: cultural, social, económico e político –, assim procurando cumprir o sonho de Agostinho da Silva: a criação de uma verdadeira comunidade lusófona, numa base de liberdade e fraternidade.
SEDE: Palácio da Independência, Largo de São Domingos, nº 11 (1150-320 Lisboa)
NIB: 0036 0283 99100034521 85; NIF: 509 580 432
Caso pretenda aderir ao MIL, envie-nos um e-mail: adesao@movimentolusofono.org (indicar nome e área de residência). Para outros assuntos: info@movimentolusofono.org. Contacto por telefone: 967044286.

NOVA ÁGUIA: REVISTA DE CULTURA PARA O SÉCULO XXI

Sede Editorial: Zéfiro - Edições e Actividades Culturais, Apartado 21 (2711-953 Sintra).

Sede Institucional: MIL - Movimento Internacional Lusófono, Palácio da Independência, Largo de São Domingos, nº 11 (1150-320 Lisboa).

Desde 2008"a única revista portuguesa de qualidade que, sem se envergonhar nem pedir desculpa, continua a reflectir sobre o pensamento português".

Colecção Nova Águia: https://www.zefiro.pt/category/zefiro-nova-aguia

Outras obras promovidas pelo MIL: https://millivros.webnode.com/

"Trata-se, actualmente, de poder começar a fabricar uma comunidade dos países de língua portuguesa"

"Trata-se, actualmente, de poder começar a fabricar uma comunidade dos países de língua portuguesa"

Nenhuma direita se salvará se não for de esquerda no social e no económico; o mesmo para a esquerda, se não for de direita no histórico e no metafísico (in Caderno Três, inédito)

A direita me considera como da esquerda; esta como sendo eu inclinado à direita; o centro me tem por inexistente. Devo estar certo (in Cortina 1, inédito)

Agostinho da Silva

sábado, 12 de junho de 2021

Lusofonia - Países lusófonos destacam cooperação com Portugal nas mensagens alusivas ao 10 Junho

 


O Presidente cabo-verdiano, Jorge Carlos Fonseca, saudou Portugal pelo seu dia nacional, enaltecendo, numa mensagem enviada ao homólogo português, o nível das relações bilaterais e da parceria estratégica de Cabo Verde com uma “grande nação amiga”.

Na mensagem enviada a Marcelo Rebelo de Sousa por ocasião do 10 de junho, divulgada pela Presidência da República de Cabo Verde, Jorge Carlos Fonseca expressa o “apreço coletivo dos cabo-verdianos pela excelência das relações” entre os “dois países e povos”, unidos “por um percurso histórico, cultural e de amizade, bem como de partilha de valores e interesses comuns”.

Sublinhando a importância da data “para todos os falantes de língua portuguesa”, o chefe de Estado cabo-verdiano e presidente em exercício da Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP) aponta o objetivo de, em conjunto, “fortalecer os laços de amizade e de solidariedade”.

“Bem como os de cooperação, tanto a nível bilateral – consubstanciados hoje numa profícua Parceria Estratégica – como a nível multilateral, designadamente no quadro da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa – CPLP, para benefício mútuo dos nossos países e povos”, lê-se na mensagem.

Angola

O Presidente de Angola, João Lourenço, destacou hoje o percurso “notável” de Portugal, que o tornou uma referência ao nível da tecnologia, ciência e turismo, e congratulou-se com a “vitalidade crescente” entre os dois países.

“Gostaria de destacar, nesta data histórica para a vossa Nação, o percurso notável do povo português, que tem conseguido, com o seu engenho, fazer de Portugal uma referência ao nível global em aspetos relevantes da tecnologia, da ciência e também como um destino acolhedor para vários povos do mundo que se cruzam no vosso território e desfrutam da diversificada oferta cultural”, refere o Presidente angolano.

A mensagem de João Lourenço dirigida ao Presidente português, Marcelo Rebelo de Sousa, a propósito das comemorações, destaca ainda que a oferta cultural de Portugal expressa através da língua portuguesa une os países “e dinamiza a concretização dos objetivos comuns no quadro da CPLP”.

“Satisfaz-me constatar que as relações entre os nossos dois países se processam com uma vitalidade crescente em benefício do contínuo aprofundamento da cooperação bilateral”, refere.

Guiné-Bissau

O Presidente guineense, Umaro Sissoco Embaló, disse em mensagem alusiva à celebração do Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas, que quer Portugal como parceiro “singular e privilegiado” em todas as áreas da cooperação.

“Quero aproveitar esta solene ocasião para assegurar a Vossa Excelência a firme determinação das novas autoridades da Guiné-Bissau em estreitar e aprofundar cada vez mais os laços que nos unem à Pátria de Camões, elegendo Portugal como parceiro singular e privilegiado em todos os domínios da cooperação, com o objetivo da construção de um futuro de prosperidade partilhada e da criação de um mundo mais justo, seguro e melhor para todos”, salienta Umaro Sissoco Embalo na mensagem enviada a Marcelo rebelo de Sousa.

O chefe de Estado guineense destaca também que “Portugal e a Guiné-Bissau iniciaram recentemente um auspicioso caminho de recuperação de décadas perdidas com vista à reconstrução de uma relação histórica, inabalável e pejada de futuro”.

Marcelo Rebelo de Sousa realizou em maio uma visita oficial à Guiné-Bissau, a primeira feita por um chefe de Estado português em 30 anos, depois de Umaro Sissoco Embaló ter feito uma a Portugal, em outubro, de 2020.

EUA

Além dos países lusófonos, a presidência dos Estados Unidos também felicitou hoje Portugal pela comemoração do seu dia nacional e destacou a liderança portuguesa na resposta à crise climática durante a presidência do Conselho da União Europeia (EU).

“[A Presidência Portuguesa ajudou] a reduzir as emissões de carbono em pelo menos 55% até 2030, de acordo com a nova Lei do Clima da UE, e acolheu reuniões de alto nível sobre questões sociais e da Índia durante a sua Presidência”, traz mensagem do secretário de Estado Antony J. Blinken para assinalar o Dia de Portugal.

O governante destacou também que os dois países mantêm “uma relação profunda e duradoura, iniciada quando Portugal reconheceu os Estados Unidos em 1791”.

“Desde então, a nossa relação tem-se tornado cada vez mais forte e passa a incluir a cooperação num vasto leque de ameaças e desafios globais”, salientou.

O secretário de Estado norte-americano salientou também que através da NATO, das Nações Unidas e organizações regionais os dois países têm trabalhado “para promover a democracia, a cooperação em defesa, o comércio livre e justo e o Estado de Direito”.

“Como amigo de longa data, os Estados Unidos expressam os seus votos mais calorosos ao povo português, ao celebrar este dia tão especial”, concluiu a nota. In “Mundo Lusíada” – Brasil com “Lusa”

Sem comentários: