Cidade da Praia – O Ministério de Saúde e da Segurança Social confirmou hoje que 45 das 196 amostras aos trabalhadores que estiveram de quarentena no hotel Riu Karamboa, na ilha da Boa Vista, testaram positivas.
De acordo com a informação divulgada pelo Governo, num total de 196 amostras realizadas no Laboratório de Virologia do Instituto Nacional de Saúde Pública, no Hospital Agostinho Neto, 147 tiveram resultados negativos, 45 positivos, ao passo que quatro se encontram pendentes.
Ainda, de acordo com a nota governamental, “todas as pessoas que tiveram diagnóstico positivo estão a fazer isolamento e estão sendo acompanhadas pela equipa médica local que será reforçada”, tendo ressalvado a missiva que “nenhum dos doentes diagnosticados covid-19 inspira, de momento, qualquer cuidado especial”.
“Neste momento, estão a ser identificados os contactos desses novos doentes da covid-19 por vigilância activa e despistagem da doença”, lê-se neste comunicado, em que se acrescenta que “todas as medidas continuarão a serem tomadas para evitar a propagação da doença na ilha da Boa Vista.
O Ministério da Saúde reforçou o apelo à população para intensificar as medidas de prevenção da doença, especialmente os familiares e contactos mais próximos.
Estes casos testados positivos foram diagnosticados junto das pessoas que estavam em quarentena no Riu Karamboa e que domingo, 12, abandonaram a unidade hoteleira sem que tivessem representado sintomas da doença, justificadas pelo director nacional de Saúde, Artur Correria, para quem “tudo foi feito para o bem das mesmas”.
Artur Correia tinha lembrado esta terça-feira que das 207 pessoas que estavam no hotel em Boa Vista, foram divulgados resultados de 17 testes, sendo que destes três acusaram positivo.
Com estes 45 casos, elevam para 56 os casos positivos testados em Cabo Verde, sendo 52 na ilha da Boa Vista, três na Cidade da Praia e um na ilha de São Vicente.
Cabo Verde cumpre hoje 18 dias, de 20 previstos, de estado de emergência para conter a pandemia provocada pelo novo coronavírus, com a população obrigada ao dever geral de recolhimento, com limitações aos movimentos, empresas não essenciais fechadas e todas as ligações interilhas e para o exterior suspensas.
O Presidente da República, Jorge Carlos Fonseca, anunciou, entretanto, que vai comunicar ao país, na quinta-feira, a decisão sobre a prorrogação ou não do estado de emergência.
O número de mortes provocadas pela covid-19 em África ultrapassou as 800 com mais de 15 mil casos registados em 52 países, de acordo com a mais recente actualização dos dados da pandemia naquele continente.
A nível global, a pandemia de covid-19 já provocou quase 127 mil mortos e infectou mais de dois milhões de pessoas em 193 países e territórios.
A doença é transmitida por um novo coronavírus detectado no final de Dezembro, em Wuhan, uma cidade do centro da China. In “Inforpress” – Cabo Verde
Sem comentários:
Enviar um comentário