Espargos – Os directores de Política de Defesa Nacional da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) vão estar reunidos hoje, 29 de Outubro de 2019, no Sal, visando o seguimento dos assuntos analisados na última reunião cumprida em Junho passado, em Angola.
Trata-se da XI reunião, cujo acto de abertura, a ter lugar num dos hotéis da cidade turística de Santa Maria, será presidido pelo ministro da Administração Interna, Paulo Rocha, em substituição do titular da pasta da Defesa, Luís Filipes Tavares.
Os trabalhos, que se iniciam esta terça-feira, 29, pelas 09:00 e terminam quarta-feira, 30, com uma visita de cortesia dos directores de Política de Defesa Nacional, do director do CAE/CPLP e representantes ao presidente da Câmara Municipal do Sal, Júlio Lopes, serão acompanhados pelo director Nacional da Defesa, Coronel Armindo Sá Miranda.
O encontro visa fazer o seguimento dos assuntos analisados e aprovados na Xª Reunião dos Directores da Defesa Nacional da CPLP, realizada este ano em Angola, e contará com representantes de Angola, Brasil, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste.
A reunião contará, também, com a participação da Direcção do Secretariado Permanente para os Assuntos de Defesa da CPLP e o Centro de Análise Estratégica da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CAE/CPLP).
Da agenda de trabalho, mediante uma nota a que Inforpress teve acesso, consta um conjunto de reflexões, designadamente sobre o futuro da componente de Defesa da CPLP, reflexão conjunta sobre o reforço da cooperação entre os Estados-membros e das respectivas capacidades nacionais no domínio das operações de paz das Nações Unidas.
Plano de Acção da Componente de Defesa da CPLP para implementação da Resolução 1325 (2000) do Conselho de Segurança das Nações Unidas sobre Mulheres, Paz e Segurança, “Mecanismo de resposta da CPLP a situações de catástrofes”, “Apresentação da terceira edição do colégio de Defesa da CPLP” e “Protocolo de cooperação da CPLP no domínio da Defesa”, são outros itens da agenda. In “Inforpress” – Cabo Verde
Sem comentários:
Enviar um comentário