*É um Lusófono com L grande? Então adira ao MIL: vamos criar a Comunidade Lusófona!*

MIL: Movimento Internacional Lusófono | Nova Águia


Apoiado por muitas das mais relevantes personalidades da nossa sociedade civil, o MIL é um movimento cultural e cívico registado notarialmente no dia quinze de Outubro de 2010, que conta já com mais de uma centena de milhares de adesões de todos os países e regiões do espaço lusófono. Entre os nossos órgãos, eleitos em Assembleia Geral, inclui-se um Conselho Consultivo, constituído por mais de meia centena de pessoas, representando todo o espaço da lusofonia. Defendemos o reforço dos laços entre os países e regiões do espaço lusófono – a todos os níveis: cultural, social, económico e político –, assim procurando cumprir o sonho de Agostinho da Silva: a criação de uma verdadeira comunidade lusófona, numa base de liberdade e fraternidade.
SEDE: Palácio da Independência, Largo de São Domingos, nº 11 (1150-320 Lisboa)
NIB: 0036 0283 99100034521 85; NIF: 509 580 432
Caso pretenda aderir ao MIL, envie-nos um e-mail: adesao@movimentolusofono.org (indicar nome e área de residência). Para outros assuntos: info@movimentolusofono.org. Contacto por telefone: 967044286.

NOVA ÁGUIA: REVISTA DE CULTURA PARA O SÉCULO XXI

Sede Editorial: Zéfiro - Edições e Actividades Culturais, Apartado 21 (2711-953 Sintra).

Sede Institucional: MIL - Movimento Internacional Lusófono, Palácio da Independência, Largo de São Domingos, nº 11 (1150-320 Lisboa).

Desde 2008"a única revista portuguesa de qualidade que, sem se envergonhar nem pedir desculpa, continua a reflectir sobre o pensamento português".

Colecção Nova Águia: https://www.zefiro.pt/category/zefiro-nova-aguia

Outras obras promovidas pelo MIL: https://millivros.webnode.com/

"Trata-se, actualmente, de poder começar a fabricar uma comunidade dos países de língua portuguesa"

"Trata-se, actualmente, de poder começar a fabricar uma comunidade dos países de língua portuguesa"

Nenhuma direita se salvará se não for de esquerda no social e no económico; o mesmo para a esquerda, se não for de direita no histórico e no metafísico (in Caderno Três, inédito)

A direita me considera como da esquerda; esta como sendo eu inclinado à direita; o centro me tem por inexistente. Devo estar certo (in Cortina 1, inédito)

Agostinho da Silva

sexta-feira, 20 de setembro de 2019

São Tomé e Príncipe – Recebe empréstimo da vizinha Guiné Equatorial

O Ministro das Finanças e da Economia Azul, que regressou na passada segunda feira ao país, após visita à Guiné Equatorial, anunciou a assinatura de um acordo de ajuda financeira concepcional.

Numa conferência de imprensa o ministro Osvaldo Vaz, explicou que o crédito financeiro concedido pelo país vizinho, se enquadra nas directrizes definidas pelo FMI. Ou seja, os juros não ultrapassam 1,5%. Mais importante ainda é que o crédito deve ser pago por fases e durante um período de 20 anos.

«O montante é o mesmo que nos deram em 2012 que são 1 milhão e 600 mil dólares, e com a promessa de nos darem mais crédito caso cumpramos as modalidades do crédito concedido. Isto para ganharem mais confiança em nós», explicou o ministro das finanças.

A Guiné Equatorial está disponível a aumentar o valor da ajuda financeira à São Tomé e Príncipe, mas para já, vai avaliar o comportamento são-tomense, em termos de gestão e reembolso do crédito agora concedido. «Veja a Guiné Equatorial nos deu um crédito de 1 milhão e 600 mil dólares no ano 2012, e nós não pagámos. Mesmo assim nos concedeu agora o mesmo valor, e se comportarmos bem, vão nos dar muito mais», sublinhou.

Osvaldo Vaz, esclareceu que o crédito financeiro de 1,6 milhões de dólares, não tem nenhuma relação com o acordo de exploração de petróleo recentemente assinado entre os dois países.

As relações bilaterais entre São Tomé e Príncipe e a Guiné Equatorial ganharam nova dinâmica desde a entrada em funções do novo governo liderado por Joge Bom Jesus.

O país vizinho assinou acordo para exploração conjunta de um bloco de petróleo na fronteira marítima comum com São Tomé e Príncipe. As autoridades são-tomenses, aproveitaram para atrair os operadores privados que operam na Guiné Equatorial, para assegurarem a ligação marítima entre as ilhas de São Tomé e do Príncipe.

Por outro lado, o Governo são-tomense, promoveu a assinatura de um memorandum de entendimento entre a Companhia aérea da Guiné Equatorial, a CEIBA, e a STP-Airways com vista a garantir a ligação aérea entre as duas ilhas são-tomenses, e entre estas e a sub-região africana.

O acordo no domínio dos transportes aéreos, abriu portas também para as aeronaves da CEIBA, ligarem São Tomé e Lisboa-Potugal.

A dívida à Sonangol

O fornecedor tradicional de combustíveis ao país, a petrolífera angolana Sonangol, praticamente fechou a torneira para São Tomé e Príncipe. «De facto o nosso fornecedor tradicional que é a Sonangol reduziu o fornecimento para 1/3», afirmou o ministro.

O ministro das finanças Osvaldo Vaz, divulgou a causa da decisão angolana em reduzir para 1/3 a quantidade de combustíveis que fornecia ao país. «E todos nós sabemos porquê que isso aconteceu. A dívida para com o fornecedor tem estado a aumentar assustadoramente e a nossa capacidade de pagamento está cada vez mais baixa», pontuou.

Segundo o Ministro a dívida de São Tomé e Príncipe para com a Sonangol, atinge cerca de 150 milhões de dólares. «O nosso Primeiro Ministro deslocou-se a Angola e acreditamos que o nosso parceiro tradicional ainda nos vai ajudar. Acreditamos que aumentem o fornecimento acima de 1/3», explicou Osvaldo Vaz.

Para dar sinais no sentido de evitar que a dívida continue a acumular, o governo decidiu depositar 500 mil dólares mensalmente na conta da Sonangol. «Assumimos o compromisso de em todos os meses pagar à EMAE, e a EMAE pagar à ENCO valores não inferiores a 500 mil dólares. Para quem não pagava nada, já é um grande sinal. Acreditamos que vamos melhorar. Já pagámos os meses de Julho e Agosto, e vamos pagar o mês de Setembro. É um grande esforço que o Governo está a fazer para sanear as finanças públicas», concluiu. Abel Veiga – São Tomé e Príncipe in “Téla Nón”

Sem comentários: