*É um Lusófono com L grande? Então adira ao MIL: vamos criar a Comunidade Lusófona!*
BLOGUE DO MIL: MOVIMENTO INTERNACIONAL LUSÓFONO

Participe também nas nossas páginas "facebook":

http://www.facebook.com/groups/2391543356/
http://www.facebook.com/groups/168284006566849/

E veja os nossos vídeos:
http://www.youtube.com/movimentolusofono

Apoiado por muitas das mais relevantes personalidades da nossa sociedade civil, o MIL é um movimento cultural e cívico registado notarialmente no dia quinze de Outubro de 2010, que conta já com mais de 40 milhares de adesões de todos os países e regiões do espaço lusófono. Entre os nossos órgãos, eleitos em Assembleia Geral, inclui-se um Conselho Consultivo, constituído por uma centena de pessoas, representando todo o espaço da lusofonia.
Defendemos o reforço dos laços entre os países e regiões do espaço lusófono – a todos os níveis: cultural, social, económico e político –, assim procurando cumprir o sonho de Agostinho da Silva: a criação de uma verdadeira comunidade lusófona, numa base de liberdade e fraternidade.

SEDE: Palácio da Independência, Largo de São Domingos, nº 11 (1150-320 Lisboa)
NIB: 0036 0283 99100034521 85; IBAN: PT50 0036 0283 9910 0034 5218 5; BIC: MPIOPTPL; NIF: 509 580 432

Caso pretenda aderir ao MIL, envie-nos um e-mail: adesao@movimentolusofono.org (indicar nome e área de residência). Para outros assuntos: info@movimentolusofono.org. Contacto por telefone: 967044286.

"Trata-se, actualmente, de poder começar a fabricar uma comunidade dos países de língua portuguesa"

"Trata-se, actualmente, de poder começar a fabricar uma comunidade dos países de língua portuguesa"
Trata-se, actualmente, de poder começar a fabricar uma comunidade dos países de língua portuguesa, política essa que tem uma vertente cultural e uma outra, muito importante, económica.

A direita me considera como da esquerda; esta como sendo eu inclinado à direita; o centro me tem por inexistente. Devo estar certo.


Agostinho da Silva

sábado, 5 de maio de 2018

CPLP – 5 de Maio é «Dia da Língua Portuguesa e da Cultura na CPLP»


O Dia da Língua Portuguesa e da Cultura na Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) vai ser comemorado por um conjunto de eventos, um pouco por todo o mundo, organizados pelo Secretariado Executivo, pelos embaixadores dos países da CPLP em diversas capitais e acreditados junto a Organizações Internacionais, pela Sociedade Civil e pelos governos nacionais.

Na sede da CPLP, o Secretariado Executivo organiza uma sessão solene, a decorrer no dia 3 de maio de 2018, sob o lema «Os Arquivos Históricos e as Bibliotecas Nacionais na preservação do legado histórico e cultural dos Estados-Membros da CPLP». A abertura da sessão vai ser efetuada pela Secretária Executiva da CPLP, Maria do Carmo Silveira, e pelo Representante do Brasil junto à CPLP (Presidência pro tempore da CPLP), Embaixador Gonçalo Mourão, seguindo-se uma mesa-redonda para reflexão e debate.

A recuperação e preservação da memória histórica merece enfoque no papel dos Arquivos Históricos e das Bibliotecas Nacionais enquanto atores estratégicos na preservação do legado histórico e cultural dos Estados-Membros da CPLP. Nesta senda, no dia 4 de maio, realiza-se o Encontro «Arquivos Históricos e Bibliotecas Nacionais da CPLP».

Ainda no dia 3 de maio, a sessão solene de comemoração do “Dia da Língua Portuguesa e Cultura na CPLP” contempla também a inauguração da exposição «Inspira-te, património criativo, educação patrimonial e empreendedorismo cultural e turismo de conhecimento» - Cidade Velha, Cabo Verde, organizada pela SPHAERA MUNDI / Museu do Mundo, e a entrega do Prémio Literário UCCLA - Novos Talentos, Novas Obras em Língua Portuguesa, a cargo da UCCLA - União das Cidades Capitais de Língua Portuguesa.

Precisamente no dia 5 de maio, as Missões dos Estados-membros da CPLP junto à Organização das Nações Unidas (ONU) em Nova Iorque, organizam um evento comemorativo do “ Dia da Língua Portuguesa e da Cultura na CPLP”. A Secretária Executiva da CPLP, Maria do Carmo Silveira, e o Secretário Geral da ONU, António Guterres, vão estar presentes nesta cerimónia que decorre nos jardins da ONU.

Na véspera, vai acontecer o I Encontro de Academias de Letras da CPLP, uma mesa-redonda subordinada ao tema "A Língua Portuguesa e as Relações Internacionais", no Centro de Conferências das Nações Unidas, igualmente, em Nova Iorque.

O “5 de Maio – Dia da Língua Portuguesa e da Cultura na CPLP” é, paralelamente, assinalado no dia 7 de maio com a realização do Encontro “A Educação à Distância na CPLP” e o ato constitutivo da “Associação de Educação à Distância dos Países de Língua Portuguesa”, na Sede da CPLP, local onde vai também decorrer o lançamento da obra “Comunidade dos Países de Língua Portuguesa: A Afirmação Global das Culturas de Expressão Portuguesa”, a 14 de maio.

O dia 5 de maio foi instituído como o "Dia da Língua Portuguesa e da Cultura na CPLP", a 20 de julho de 2009, por resolução da XIV Reunião Ordinária do Conselho de Ministros da CPLP, decorrida na cidade da Praia, Cabo Verde.

Sem comentários: