Uma pessoa ficou ferida nos confrontos registados hoje de manhã nos arredores da capital de São Tomé e Príncipe quando polícias e militares tentaram desobstruir uma estrada cortada por populares, em protesto contra a falta de água potável.
Os incidentes ocorreram na estrada que liga a capital, São Tomé, a vila de Micoló e a cidade de Guadalupe, após a população de Conde e periferias, no distrito de Lobata, ter erguido uma barricada com pedras, viaturas velhas, pneus, troncos de árvores e detritos.
O protesto atingiu indiretamente o ministro do Interior de Timor-Leste, Longuinhos Monteiro, que está a realizar uma visita de trabalho que está a efetuar a São Tomé e Príncipe, impedindo-o de prosseguir viagem para a cidade de Neves, capital do distrito de Lembá, norte do país, onde tinha uma visita agendada junto com seu homólogo são-tomense Arlindo Ramos.
Dezenas de agentes da força de intervenção da polícia e militares das forças armadas foram enviadas para o local pelas autoridades para desobstruírem a passagem, mas encontraram a resistência da população, o que deu origem a um tiroteio que provocou pelo menos um ferido.
A ação de hoje decorreu a centenas de metros do local onde no princípio desta semana populares haviam montado outra barricada, dessa vez para exigir a reabilitação de estradas.
No protesto de hoje, um popular, identificado como Ângelo Sousa, justificou a ação com a falta de água potável.
"Nós queremos água, o governo e a câmara distrital de Lobata desviaram a água da nossa localidade e enviou para outra localidade e hoje somos abrigados a percorrer quilómetros a catar agua", disse Ângelo Sousa.
"Estamos a reclamar isso (falta de agua) todos os dias e o presidente da câmara faz ouvidos de mercador e não nos dá confiança, então resolvemos montar essa barricada para demonstrar o nosso descontentamento", acrescentou outra moradora, Juliana Sacramento.
As barricadas em Lobata acontecem numa altura em que decorre a campanha para as eleições presidenciais, marcadas para 17 deste mês.
Diário Digital com Lusa
Sem comentários:
Enviar um comentário