*É um Lusófono com L grande? Então adira ao MIL: vamos criar a Comunidade Lusófona!*

MIL: Movimento Internacional Lusófono | Nova Águia


Apoiado por muitas das mais relevantes personalidades da nossa sociedade civil, o MIL é um movimento cultural e cívico registado notarialmente no dia quinze de Outubro de 2010, que conta já com mais de uma centena de milhares de adesões de todos os países e regiões do espaço lusófono. Entre os nossos órgãos, eleitos em Assembleia Geral, inclui-se um Conselho Consultivo, constituído por mais de meia centena de pessoas, representando todo o espaço da lusofonia. Defendemos o reforço dos laços entre os países e regiões do espaço lusófono – a todos os níveis: cultural, social, económico e político –, assim procurando cumprir o sonho de Agostinho da Silva: a criação de uma verdadeira comunidade lusófona, numa base de liberdade e fraternidade.
SEDE: Palácio da Independência, Largo de São Domingos, nº 11 (1150-320 Lisboa)
NIB: 0036 0283 99100034521 85; NIF: 509 580 432
Caso pretenda aderir ao MIL, envie-nos um e-mail: adesao@movimentolusofono.org (indicar nome e área de residência). Para outros assuntos: info@movimentolusofono.org. Contacto por telefone: 967044286.

NOVA ÁGUIA: REVISTA DE CULTURA PARA O SÉCULO XXI

Sede Editorial: Zéfiro - Edições e Actividades Culturais, Apartado 21 (2711-953 Sintra).

Sede Institucional: MIL - Movimento Internacional Lusófono, Palácio da Independência, Largo de São Domingos, nº 11 (1150-320 Lisboa).

Desde 2008"a única revista portuguesa de qualidade que, sem se envergonhar nem pedir desculpa, continua a reflectir sobre o pensamento português".

Colecção Nova Águia: https://www.zefiro.pt/category/zefiro-nova-aguia

Outras obras promovidas pelo MIL: https://millivros.webnode.com/

"Trata-se, actualmente, de poder começar a fabricar uma comunidade dos países de língua portuguesa"

"Trata-se, actualmente, de poder começar a fabricar uma comunidade dos países de língua portuguesa"

Nenhuma direita se salvará se não for de esquerda no social e no económico; o mesmo para a esquerda, se não for de direita no histórico e no metafísico (in Caderno Três, inédito)

A direita me considera como da esquerda; esta como sendo eu inclinado à direita; o centro me tem por inexistente. Devo estar certo (in Cortina 1, inédito)

Agostinho da Silva

domingo, 20 de julho de 2025

CPLP - Maria Fátima Jardim eleita Secretária executiva

 A embaixadora Maria de Fátima Jardim foi eleita, na tarde desta sexta-feira, em Bissau, por unanimidade, para o cargo de Secretária executiva da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) para o biénio 2025–2027


A eleição ocorreu durante os trabalhos da 15.ª Conferência de Chefes de Estado e de Governo da CPLP, encerrada há instantes na capital da República da Guiné-Bissau, segundo um comunicado de imprensa do MIREX.

O chefe da diplomacia angolana, que apresentou a candidatura do país na sessão, disse aos Chefes de Estado e de Governo presentes que a eleição da embaixadora Fátima Jardim representa a continuidade de uma liderança comprometida com os valores fundacionais da CPLP: a concertação político-diplomática, a cooperação multissectorial e a promoção da língua portuguesa como património comum.

De acordo com Téte António, a eleição de Angola respeita o princípio da rotatividade alfabética e reflecte o compromisso do país com uma CPLP mais coesa, eficaz e próxima dos cidadãos.

A embaixadora Fátima Jardim é uma figura de reconhecido mérito nacional e internacional que desempenhou funções de elevada responsabilidade no Governo de Angola, nomeadamente como ministra das Pescas, e do Ambiente, tendo representado Angola nas negociações do Acordo de Paris durante a COP21.

Foi também vice-presidente do Conselho da FAO em representação de África, e mais recentemente, embaixadora de Angola na Itália, conclui a nota. In “Jornal de Angola” - Angola

Sem comentários: