Durante a sua deslocação ao leste da Guiné-Bissau, o embaixador de Portugal, Miguel Cruz Silvestre, visitou as instalações do Polo de Língua Portuguesa de Gabú, no âmbito do projeto das Unidades de Apoio Pedagógico (UAP/PLP), um programa financiado e executado pelo Camões, Instituto da Cooperação e da Língua, I.P. (Camões, I.P.)
De acordo com a Embaixada de Portugal na Guiné-Bissau, a visita teve o acompanhamento da governadora da região de Gabú, Elisa Tavares Pinto, e foi marcada por encontros com o diretor regional de educação de Gabú, Serifo Mané, e o professor formador do Polo, Umaro Jamanca, que destacaram a importância do projeto para o desenvolvimento educativo da região.
O Polo de Gabú é um dos 12 polos que fazem parte do projeto UAP/PLP, que visa a formação contínua de professores do ensino básico e secundário, assim como a melhoria da proficiência em língua portuguesa. Este programa abrange todas as regiões da Guiné-Bissau e tem em vista a expansão da formação para outros setores da administração pública e sociedade civil do país.
A visita seguiu para Bafatá, onde o embaixador de Portugal teve a oportunidade de conhecer a unidade de ensino Domingos Ramos, instituição responsável pela formação de professores para o ensino básico. O diretor da unidade, Suleimane Baldé, e o sub-Diretor, Mamadu Djaló, explicaram o impacto da formação recebida através do Camões, I.P. no reforço das capacidades docentes. A unidade conta com 42 professores e 588 alunos, que representarão o futuro do sistema educativo da Guiné-Bissau.
Além disso, foram visitadas várias escolas em Gabú e Bafatá, que beneficiam de financiamento da PLAN Internacional, uma iniciativa apoiada pela cooperação irlandesa. Este é um exemplo concreto da colaboração entre a União Europeia e a Guiné-Bissau, com foco no desenvolvimento e fortalecimento do sistema educativo e social do país.
Estas visitas sublinham a relevância da cooperação internacional no apoio ao desenvolvimento educativo e à formação de novas gerações de professores, essenciais para o futuro da Guiné-Bissau. In “Bom dia Europa” - Luxemburgo
Sem comentários:
Enviar um comentário