*É um Lusófono com L grande? Então adira ao MIL: vamos criar a Comunidade Lusófona!*

MIL: Movimento Internacional Lusófono | Nova Águia


Apoiado por muitas das mais relevantes personalidades da nossa sociedade civil, o MIL é um movimento cultural e cívico registado notarialmente no dia quinze de Outubro de 2010, que conta já com mais de uma centena de milhares de adesões de todos os países e regiões do espaço lusófono. Entre os nossos órgãos, eleitos em Assembleia Geral, inclui-se um Conselho Consultivo, constituído por mais de meia centena de pessoas, representando todo o espaço da lusofonia. Defendemos o reforço dos laços entre os países e regiões do espaço lusófono – a todos os níveis: cultural, social, económico e político –, assim procurando cumprir o sonho de Agostinho da Silva: a criação de uma verdadeira comunidade lusófona, numa base de liberdade e fraternidade.
SEDE: Palácio da Independência, Largo de São Domingos, nº 11 (1150-320 Lisboa)
NIB: 0036 0283 99100034521 85; NIF: 509 580 432
Caso pretenda aderir ao MIL, envie-nos um e-mail: adesao@movimentolusofono.org (indicar nome e área de residência). Para outros assuntos: info@movimentolusofono.org. Contacto por telefone: 967044286.

NOVA ÁGUIA: REVISTA DE CULTURA PARA O SÉCULO XXI

Sede Editorial: Zéfiro - Edições e Actividades Culturais, Apartado 21 (2711-953 Sintra).

Sede Institucional: MIL - Movimento Internacional Lusófono, Palácio da Independência, Largo de São Domingos, nº 11 (1150-320 Lisboa).

Desde 2008"a única revista portuguesa de qualidade que, sem se envergonhar nem pedir desculpa, continua a reflectir sobre o pensamento português".

Colecção Nova Águia: https://www.zefiro.pt/category/zefiro-nova-aguia

Outras obras promovidas pelo MIL: https://millivros.webnode.com/

"Trata-se, actualmente, de poder começar a fabricar uma comunidade dos países de língua portuguesa"

"Trata-se, actualmente, de poder começar a fabricar uma comunidade dos países de língua portuguesa"

Nenhuma direita se salvará se não for de esquerda no social e no económico; o mesmo para a esquerda, se não for de direita no histórico e no metafísico (in Caderno Três, inédito)

A direita me considera como da esquerda; esta como sendo eu inclinado à direita; o centro me tem por inexistente. Devo estar certo (in Cortina 1, inédito)

Agostinho da Silva

quinta-feira, 15 de junho de 2023

Brasil – Visita do primeiro-ministro de São Tomé e Príncipe marca prioridade da diplomacia pelos países africanos de língua portuguesa

 O primeiro-ministro de São Tomé e Príncipe, Patrice Trovoada, foi recebido em Brasília neste dia 13 por autoridades brasileiras, num regresso da prioridade “aos países africanos de língua oficial portuguesa”, segundo a diplomacia brasileira.


“O encontro é mais um marco na retomada da prioridade conferida à África, particularmente aos países africanos de língua oficial portuguesa, na política externa do Presidente Lula [da Silva]”, informa nota do Ministério das Relações Exteriores.

Depois de participar nas comemorações, na segunda-feira, do Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas, na embaixada de Portugal em Brasília, Patrice Trovoada encontrou-se pela manhã com o ministro das Finanças do Brasil, Fernando Haddad, e com o almirante de esquadra José Augusto Vieira da Cunha de Menezes, chefe do Estado-Maior da Armada.

De seguida, deslocou-se ao Palácio do Itamaraty onde foi recebido pelo ministro dos Negócios Estrangeiros, Mauro Vieira.

“O Brasil saúda e apoia a presidência de turno 2023-2025 da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), a ser exercida a partir de agosto por São Tomé e Príncipe”, indicou em comunicado a diplomacia brasileira, que relembrou ainda o fato de o país acolher em 27 de agosto a 14.ª Cimeira de Chefes de Estado e de Governo da CPLP.

“São Tomé e Príncipe é um dos maiores parceiros da cooperação técnica brasileira, encontrando-se em execução projetos na área da saúde, formação profissional, capacitação jurídica, defesa e proteção social, entre outros”, frisou o Itamaraty.

O ministério enfatizou ainda que São Tomé e Príncipe é o sexto maior beneficiário do Programa de Estudantes-Convénio de Graduação (PEC-G) no continente africano, programa que oferece oportunidades de formação superior a cidadãos de países em desenvolvimento.

Países africanos

O Presidente brasileiro quer reverter o desinteresse por África e planeja duas visitas ao continente, que incluirão, entre outros, Angola, Moçambique e São Tomé e Príncipe, noticia a imprensa brasileira.

Segundo O Globo, que cita fontes diplomáticas, o objetivo das duas visitas em preparação é não só reverter o desinteresse diplomático do Governo anterior do Brasil, mas também fomentar as trocas comerciais entre o gigante sul-americano e o continente africano. Nas duas últimas presidências de Lula, o chefe de Estado visitou 23 países africanos em 12 viagens à região.

Entre os oito países identificados pelo jornal estão os lusófonos Angola, Moçambique e São Tomé e Príncipe, a que se juntam Senegal, Gana, Etiópia e Nigéria, além da reabertura da embaixada na Serra Leoa e a criação de uma representação diplomática adicional no Ruanda. In “Mundo Lusíada” – Brasil com “Lusa”

Sem comentários: