*É um Lusófono com L grande? Então adira ao MIL: vamos criar a Comunidade Lusófona!*

MIL: Movimento Internacional Lusófono | Nova Águia


Apoiado por muitas das mais relevantes personalidades da nossa sociedade civil, o MIL é um movimento cultural e cívico registado notarialmente no dia quinze de Outubro de 2010, que conta já com mais de uma centena de milhares de adesões de todos os países e regiões do espaço lusófono. Entre os nossos órgãos, eleitos em Assembleia Geral, inclui-se um Conselho Consultivo, constituído por mais de meia centena de pessoas, representando todo o espaço da lusofonia. Defendemos o reforço dos laços entre os países e regiões do espaço lusófono – a todos os níveis: cultural, social, económico e político –, assim procurando cumprir o sonho de Agostinho da Silva: a criação de uma verdadeira comunidade lusófona, numa base de liberdade e fraternidade.
SEDE: Palácio da Independência, Largo de São Domingos, nº 11 (1150-320 Lisboa)
NIB: 0036 0283 99100034521 85; NIF: 509 580 432
Caso pretenda aderir ao MIL, envie-nos um e-mail: adesao@movimentolusofono.org (indicar nome e área de residência). Para outros assuntos: info@movimentolusofono.org. Contacto por telefone: 967044286.

NOVA ÁGUIA: REVISTA DE CULTURA PARA O SÉCULO XXI

Sede Editorial: Zéfiro - Edições e Actividades Culturais, Apartado 21 (2711-953 Sintra).

Sede Institucional: MIL - Movimento Internacional Lusófono, Palácio da Independência, Largo de São Domingos, nº 11 (1150-320 Lisboa).

Desde 2008"a única revista portuguesa de qualidade que, sem se envergonhar nem pedir desculpa, continua a reflectir sobre o pensamento português".

Colecção Nova Águia: https://www.zefiro.pt/category/zefiro-nova-aguia

Outras obras promovidas pelo MIL: https://millivros.webnode.com/

"Trata-se, actualmente, de poder começar a fabricar uma comunidade dos países de língua portuguesa"

"Trata-se, actualmente, de poder começar a fabricar uma comunidade dos países de língua portuguesa"

Nenhuma direita se salvará se não for de esquerda no social e no económico; o mesmo para a esquerda, se não for de direita no histórico e no metafísico (in Caderno Três, inédito)

A direita me considera como da esquerda; esta como sendo eu inclinado à direita; o centro me tem por inexistente. Devo estar certo (in Cortina 1, inédito)

Agostinho da Silva

domingo, 7 de junho de 2020

Guiné-Bissau - Unicef doa materiais de combate a pandemia

Bissau – O Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), doou hoje um lote de materiais, constituído por medicamentos, acessórios, equipamentos médicos e cinco concentradores de oxigénio ao Ministério da Saúde Pública para responder e aumentar a resposta nacional no combate a pandemia.

O donativo doado está orçado em mais 90 milhões de francos CFA e tem por base a analise da situação de saúde no país e as prioridades indicadas a respeito dos equipamentos e medicamentos essenciais à resposta da pandemia do coronavírus.

Em declarações no acto, o representante da Organização Mundial de Saúde no país, Jean Marie Kipela louvou o esforço que as autoridades nacionais estão a levar a cabo no âmbito da prevenção e tratamento do coronavírus.

Realçou que as Nações Unidas tudo deve fazer no sentido de assegurar que cada criança, mulher e homem guineense beneficie dos mais elevados cuidados de saúde.

"Todos nós precisamos seguir as recomendações das autoridades nacionais de saúde, nomeadamente no que diz respeito a lavagem frequente das mãos com água e sabão, limitação das saídas das nossas residências, o uso das máscaras em locais públicos, á observância do distanciamento físico social, assim como, o recolher obrigatório no horário definido”, frisou Jean Marie Kipela.

Aquele responsável recomenda ainda a utilização adequada dos medicamentos e equipamentos ora doados, endereçando ao povo guineense uma mensagem para terem atenção aos sintomas de coronavírus, tanto a nível pessoal como ao nível dos familiares, bairros e comunidades, e não recusar a fazer teste quando apropriado.

Para o representante da OMS, o coronavírus existe e está a infectar milhares de pessoas no mundo causando perdas de vidas humanas assim como diversas consequências socioeconómicas à escala global.

Por sua vez, a Secretaria de Estado da Gestão Hospitalar, Cornélia Aleluia Lopes agradece o gesto e disse que os materiais doados são bem-vindos e ajudam a colmatar as dificuldades com que se depara o governo e em particular o Ministério de Saúde.

Para a governante, a semelhança de outras doações recebidas estes donativos vão ser encaminhadas aos destinatários da mesma forma.

Cornélia Lopes garante que os materiais recebidos serão bem aplicados. In “Agência de Notícias da Guiné” – Guiné-Bissau

Sem comentários: