*É um Lusófono com L grande? Então adira ao MIL: vamos criar a Comunidade Lusófona!*

MIL: Movimento Internacional Lusófono | Nova Águia


Apoiado por muitas das mais relevantes personalidades da nossa sociedade civil, o MIL é um movimento cultural e cívico registado notarialmente no dia quinze de Outubro de 2010, que conta já com mais de uma centena de milhares de adesões de todos os países e regiões do espaço lusófono. Entre os nossos órgãos, eleitos em Assembleia Geral, inclui-se um Conselho Consultivo, constituído por mais de meia centena de pessoas, representando todo o espaço da lusofonia. Defendemos o reforço dos laços entre os países e regiões do espaço lusófono – a todos os níveis: cultural, social, económico e político –, assim procurando cumprir o sonho de Agostinho da Silva: a criação de uma verdadeira comunidade lusófona, numa base de liberdade e fraternidade.
SEDE: Palácio da Independência, Largo de São Domingos, nº 11 (1150-320 Lisboa)
NIB: 0036 0283 99100034521 85; NIF: 509 580 432
Caso pretenda aderir ao MIL, envie-nos um e-mail: adesao@movimentolusofono.org (indicar nome e área de residência). Para outros assuntos: info@movimentolusofono.org. Contacto por telefone: 967044286.

NOVA ÁGUIA: REVISTA DE CULTURA PARA O SÉCULO XXI

Sede Editorial: Zéfiro - Edições e Actividades Culturais, Apartado 21 (2711-953 Sintra).

Sede Institucional: MIL - Movimento Internacional Lusófono, Palácio da Independência, Largo de São Domingos, nº 11 (1150-320 Lisboa).

Desde 2008"a única revista portuguesa de qualidade que, sem se envergonhar nem pedir desculpa, continua a reflectir sobre o pensamento português".

Colecção Nova Águia: https://www.zefiro.pt/category/zefiro-nova-aguia

Outras obras promovidas pelo MIL: https://millivros.webnode.com/

"Trata-se, actualmente, de poder começar a fabricar uma comunidade dos países de língua portuguesa"

"Trata-se, actualmente, de poder começar a fabricar uma comunidade dos países de língua portuguesa"

Nenhuma direita se salvará se não for de esquerda no social e no económico; o mesmo para a esquerda, se não for de direita no histórico e no metafísico (in Caderno Três, inédito)

A direita me considera como da esquerda; esta como sendo eu inclinado à direita; o centro me tem por inexistente. Devo estar certo (in Cortina 1, inédito)

Agostinho da Silva

quarta-feira, 13 de fevereiro de 2019

Lusofonia - Palestra do Centro de Comunicação dos Oceanos



No âmbito do ciclo de Palestras do Centro de Comunicação dos Oceanos, vai decorrer no dia 14 de fevereiro, às 18 horas, a palestra subordinada ao tema "Tecnologia, investigação e a ameaça CO2 nos Oceanos", nas instalações da UCCLA e Casa da América Latina. Esta iniciativa contará com as intervenções de personalidades ligadas à ciência e à biodiversidade.

Oradores:
- Vanda Brotas - Professora Catedrática da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa;
Rita Patrício – Investigadora e colaborada da equipa MARE;
- Ana Faria - Licenciada em Biologia Marinha e Pescas pela Universidade do Algarve e Doutorada em Ecologia Marinha pela Universidade do Algarve.



No dia 28 de fevereiro, às 18 horas, haverá uma 2.ª palestra, nas mesmas instalações, cujo tema em análise será “Tecnologia a serviço do conhecimento dos Oceanos”

Oradores:
- Jorge Freire e José Bettencourt, investigador do CHAM - Centro de Humanidades e membro do projeto ProCASC da Câmara Municipal de Cascais.
Tema: A descoberta da Nau da Índia - Bugio
- Marco Alves - PhD, Coordenador da Área de Modelação Numérica e um dos investigadores da equipa multidisciplinar da WavEC, empresa especializada em soluções na área das energias renováveis marinhas, aquacultura offshore e engenharia dos oceanos.
Tema: A energia das ondas do mar


Centro de Comunicação dos Oceanos (CCOceanos) - idealizado e organizado pela jornalista náutica Brasileira/Portuguesa Nysse Arruda - é uma iniciativa que visa divulgar e partilhar informação atualizada sobre a variadíssima temática sobre os Oceanos, interligando todos os países de Língua Portuguesa, tornando Portugal num polo de informação acerca dos Oceanos.

A partir de ciclos trimestrais de palestras LiveStream e presenciais, proferidas por personalidades nacionais e internacionais, sediadas em locais emblemáticos de Lisboa e outras cidades do país.

As primeiras palestras CCOceanos 2019 terão lugar em Lisboa no auditório da UCCLA e da Casa da América Latina, nos dias 14 e 28 de fevereiro, das 18 às 19h30, e contam com o apoio da Fundação Vodafone.

Os vídeos das 10 palestras CCOceanos 2018 - que reuniram 37 oradores das mais diversas áreas do saber - estão disponíveis no canal YouTube -CCOceanos Palestras.

Nysse Arruda:

Nysse Arruda é jornalista especializada em náutica há mais de 20 anos em Portugal, tendo sido colaboradora dos jornais Público, Diário de Notícias e Expresso e de diversas outras publicações brasileiras e portuguesas. Foi agraciada com o Prémio Femina 2016 pela Divulgação da Cultura de Matriz Portuguesa.

Autora e CEO do primeiro website sobre desporto à vela em Português – www.nyssearrudasailing.com – entre 2010 e 2013. É também autora de diversos livros sobre o tema publicados no Brasil e em Portugal: Whitbread Race 1989-90; Mar à vista, A Portugal Telecom e a Vela; ISAF Sailing World Championships Cascais 2007; America's Cup World Series-Cascais 2010; Volvo Ocean Race 2011-2012; Viagem Impossível… Mirpuri Foundation; além de uma obra dedicada à capital portuguesa - A Beleza de Lisboa-Eléctrico 28, uma viagem na História, publicada pela Imprensa Nacional-Casa da Moeda em 2010.

Foi repórter especial na Expedição Antárctica Brasileira, a bordo do navio polar Barão de Teffé, da Marinha Brasileira, e na Grand Regatta Columbus 1992, a bordo do Tall Ship polaco Dar Mlodziezy.
  

Morada:
Avenida da Índia, n.º 110 (entre a Cordoaria Nacional e o Museu Nacional dos Coches), em Lisboa
Autocarros: 714, 727 e 751 - Altinho, e 728 e 729 - Belém
Comboio: Estação de Belém
Elétrico: 15E - Altinho
Coordenadas GPS: 38°41’46.9″N 9°11’52.4″W

Sem comentários: