*É um Lusófono com L grande? Então adira ao MIL: vamos criar a Comunidade Lusófona!*

MIL: Movimento Internacional Lusófono | Nova Águia


Apoiado por muitas das mais relevantes personalidades da nossa sociedade civil, o MIL é um movimento cultural e cívico registado notarialmente no dia quinze de Outubro de 2010, que conta já com mais de uma centena de milhares de adesões de todos os países e regiões do espaço lusófono. Entre os nossos órgãos, eleitos em Assembleia Geral, inclui-se um Conselho Consultivo, constituído por mais de meia centena de pessoas, representando todo o espaço da lusofonia. Defendemos o reforço dos laços entre os países e regiões do espaço lusófono – a todos os níveis: cultural, social, económico e político –, assim procurando cumprir o sonho de Agostinho da Silva: a criação de uma verdadeira comunidade lusófona, numa base de liberdade e fraternidade.
SEDE: Palácio da Independência, Largo de São Domingos, nº 11 (1150-320 Lisboa)
NIB: 0036 0283 99100034521 85; NIF: 509 580 432
Caso pretenda aderir ao MIL, envie-nos um e-mail: adesao@movimentolusofono.org (indicar nome e área de residência). Para outros assuntos: info@movimentolusofono.org. Contacto por telefone: 967044286.

NOVA ÁGUIA: REVISTA DE CULTURA PARA O SÉCULO XXI

Sede Editorial: Zéfiro - Edições e Actividades Culturais, Apartado 21 (2711-953 Sintra).

Sede Institucional: MIL - Movimento Internacional Lusófono, Palácio da Independência, Largo de São Domingos, nº 11 (1150-320 Lisboa).

Desde 2008"a única revista portuguesa de qualidade que, sem se envergonhar nem pedir desculpa, continua a reflectir sobre o pensamento português".

Colecção Nova Águia: https://www.zefiro.pt/category/zefiro-nova-aguia

Outras obras promovidas pelo MIL: https://millivros.webnode.com/

"Trata-se, actualmente, de poder começar a fabricar uma comunidade dos países de língua portuguesa"

"Trata-se, actualmente, de poder começar a fabricar uma comunidade dos países de língua portuguesa"

Nenhuma direita se salvará se não for de esquerda no social e no económico; o mesmo para a esquerda, se não for de direita no histórico e no metafísico (in Caderno Três, inédito)

A direita me considera como da esquerda; esta como sendo eu inclinado à direita; o centro me tem por inexistente. Devo estar certo (in Cortina 1, inédito)

Agostinho da Silva

quarta-feira, 2 de março de 2016

MIL-Notícias, Moçambique...

O primeiro-ministro moçambicano acusou hoje a Renamo, principal partido de oposição, de usar as armas para chantagear o Estado e a população, assinalando que o Governo fará tudo ao seu alcance para proteger o povo.
PM moçambicano acusa Renamo de uso de armas para chantagear Estado e população

"A posse de armas pela Renamo [Resistência Nacional Moçambicana] para chantagear o Estado e a população e forçar a ascensão ao poder por via da força é contrária à convivência democrática num Estado como o nosso", afirmou hoje Carlos Agostinho do Rosário no parlamento, respondendo a perguntas das bancadas da Assembleia da República de Moçambique, sobre a atual crise político-militar.
O primeiro-ministro moçambicano considerou uma manipulação da opinião pública a justificação da Renamo de que mantém um contingente armado ao abrigo do Acordo Geral de Paz que assinou em 1992 com o Governo para encerrar 16 anos de guerra civil.
"Não faz sentido que a Renamo, volvidos mais de 20 anos, período durante o qual o país já realizou cinco eleições gerais, venha hoje sustentar a legalidade e legitimidade da posse de armas de fogo, com base no Acordo Geral de Paz", frisou Agostinho do Rosário.
Insistindo na ilegalidade do braço armado que o principal partido de oposição ainda detém, o primeiro-ministro moçambicano enfatizou que as forças de defesa e segurança vão continuar a proteger a população de ações militares do movimento.
"O nosso Governo tudo fará para continuar a proteger o povo moçambicano de modo a que este continue a dedicar as suas energias ao desenvolvimento do seu país e construção do bem-estar e o futuro dos seus filhos", declarou Agostinho do Rosário.
Numa sessão pontuada pela troca de acusações sobre as responsabilidades da atual crise-político militar em Moçambique, a Renamo, através do deputado André Majibire, imputou à alegada arrogância e prepotência do Governo da Frente de Libertação de Moçambique (Frelimo) as causas da atual situação no país.
"Com a sua arrogância e prepotência, a Frelimo destruiu as bases com que o país vinha construindo a sua democracia até à atual situação de crise, com consequências nefastas para a economia do país", disse Majibire.
O deputado acusou as forças de defesa e segurança de perseguição e assassínio de membros e quadros da Renamo no centro do país, apontando a fuga de milhares de pessoas da província de Tete para o Malaui como consequência da suposta brutalidade das forças governamentais.
Por seu turno, Sérgio Pantié, que falou em nome da maioria da Frelimo, exigiu uma "ação dura" da Procuradoria-Geral da República contra membros e dirigentes da Renamo que supostamente instigam e promovem ações de violência no país.
"A Procuradoria-Geral da República deve empreender uma ação dura e enérgica contra membros e dirigentes da Renamo, incluindo alguns que estão aqui [na Assembleia da República], pela violência que estão a perpetrar contra a população moçambicana", afirmou Pantié.
O Movimento Democrático de Moçambique (MDM), terceiro maior partido, preferiu concentrar a sua intervenção na questão da seca e cheias que assolam o país e, através de Armando Artur, acusou o executivo da Frelimo de falhanço na preparação do país para os efeitos das calamidades naturais.
"A situação calamitosa em que se encontra parte das populações das três regiões do país, devido à seca e às cheias, é causada pelo falhanço de 40 anos de ingovernabilidade do país", disse Artur, aludindo às quatro décadas de independência que o país comemorou no ano passado.

PMA // EL
Lusa/Fim

Sem comentários: