*É um Lusófono com L grande? Então adira ao MIL: vamos criar a Comunidade Lusófona!*

MIL: Movimento Internacional Lusófono | Nova Águia


Apoiado por muitas das mais relevantes personalidades da nossa sociedade civil, o MIL é um movimento cultural e cívico registado notarialmente no dia quinze de Outubro de 2010, que conta já com mais de uma centena de milhares de adesões de todos os países e regiões do espaço lusófono. Entre os nossos órgãos, eleitos em Assembleia Geral, inclui-se um Conselho Consultivo, constituído por mais de meia centena de pessoas, representando todo o espaço da lusofonia. Defendemos o reforço dos laços entre os países e regiões do espaço lusófono – a todos os níveis: cultural, social, económico e político –, assim procurando cumprir o sonho de Agostinho da Silva: a criação de uma verdadeira comunidade lusófona, numa base de liberdade e fraternidade.
SEDE: Palácio da Independência, Largo de São Domingos, nº 11 (1150-320 Lisboa)
NIB: 0036 0283 99100034521 85; NIF: 509 580 432
Caso pretenda aderir ao MIL, envie-nos um e-mail: adesao@movimentolusofono.org (indicar nome e área de residência). Para outros assuntos: info@movimentolusofono.org. Contacto por telefone: 967044286.

NOVA ÁGUIA: REVISTA DE CULTURA PARA O SÉCULO XXI

Sede Editorial: Zéfiro - Edições e Actividades Culturais, Apartado 21 (2711-953 Sintra).

Sede Institucional: MIL - Movimento Internacional Lusófono, Palácio da Independência, Largo de São Domingos, nº 11 (1150-320 Lisboa).

Desde 2008"a única revista portuguesa de qualidade que, sem se envergonhar nem pedir desculpa, continua a reflectir sobre o pensamento português".

Colecção Nova Águia: https://www.zefiro.pt/category/zefiro-nova-aguia

Outras obras promovidas pelo MIL: https://millivros.webnode.com/

"Trata-se, actualmente, de poder começar a fabricar uma comunidade dos países de língua portuguesa"

"Trata-se, actualmente, de poder começar a fabricar uma comunidade dos países de língua portuguesa"

Nenhuma direita se salvará se não for de esquerda no social e no económico; o mesmo para a esquerda, se não for de direita no histórico e no metafísico (in Caderno Três, inédito)

A direita me considera como da esquerda; esta como sendo eu inclinado à direita; o centro me tem por inexistente. Devo estar certo (in Cortina 1, inédito)

Agostinho da Silva

segunda-feira, 1 de outubro de 2012

Mais uma Ideia MIL a concretizar-se: "Agências de língua portuguesa lançam bases para plataforma noticiosa conjunta"


As agências noticiosas mundiais de língua portuguesa lançaram hoje bases para a criação de uma plataforma de informação conjunta, numa decisão resultante da quinta assembleia-geral da Aliança das Agências de Informação de Língua Portuguesa (ALP).

Do encontro, realizado em Lisboa na sede da agência Lusa, resultou o reforço do objetivo comum das agências em "difundir e tornar amplo o conhecimento da língua portuguesa", comentou Josué Isaías, administrador da Angola Press (Angop), entidade que preside atualmente à ALP.
"O objetivo é difundir e tornar amplo o conhecimento da língua portuguesa", disse o responsável à Lusa, admitindo que falta agora estabelecer critérios editoriais e elementos técnicos para impulsionar a plataforma.
Para o presidente da Empresa Brasil de Comunicação (EBC), Nelson Breve, a ideia passa também por "otimizar o trabalho dos jornalistas" das agências, voltando-o para um mercado de 250 milhões de falantes de português.
Já de acordo com Afonso Camões, presidente da Lusa, entidade que organizou o encontro, é uma "velha ambição" da agência "criar uma bolsa de conteúdos noticiosos num espaço que é gigantesco, o da geografia" da língua portuguesa.
"Vamos trocar conteúdos noticiosos, vamos juntá-los", disse, o que significa "enriquecer" as linhas noticiosas das agências.
O "desígnio comum" das oito agências da ALP na criação e partilha de "conteúdos da Lusofonia" foi também enfatizado pelo secretário-geral da Lusa, José António Santos.
O encontro de hoje em Lisboa formalizou também a entrada da Teledifusão de Macau (TDM) como membro observador da ALP, não podendo integrar formalmente o órgão por não ser uma agência.
Para o administrador executivo da TDM, Frederico Rosário, o "reconhecimento" das agências lusófonas representa um "reforço" da ligação entre Macau e "os países e povos da lusofonia", sendo do interesse da empresa integrar a futura bolsa noticiosa, de modo a que as notícias em língua portuguesa possam chegar mais eficazmente ao "continente chinês".
A ALP, criada em Lisboa, em julho de 1996, durante o Fórum da Comunicação realizado nessa altura no âmbito da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), integra as agências noticiosas RádioBras (Brasil), Inforpress (Cabo Verde), AIM (Moçambique), ANG (Guiné-Bissau), Lusa (Portugal), Angop (Angola) e STPress (São Tomé e Príncipe).

PPF.
Lusa/fim.

Sem comentários: