*É um Lusófono com L grande? Então adira ao MIL: vamos criar a Comunidade Lusófona!*
BLOGUE DO MIL: MOVIMENTO INTERNACIONAL LUSÓFONO

Participe também nas nossas páginas "facebook":

http://www.facebook.com/groups/2391543356/
http://www.facebook.com/groups/168284006566849/

E veja os nossos vídeos:
http://www.youtube.com/movimentolusofono

Apoiado por muitas das mais relevantes personalidades da nossa sociedade civil, o MIL é um movimento cultural e cívico registado notarialmente no dia quinze de Outubro de 2010, que conta já com mais de 40 milhares de adesões de todos os países e regiões do espaço lusófono. Entre os nossos órgãos, eleitos em Assembleia Geral, inclui-se um Conselho Consultivo, constituído por uma centena de pessoas, representando todo o espaço da lusofonia.
Defendemos o reforço dos laços entre os países e regiões do espaço lusófono – a todos os níveis: cultural, social, económico e político –, assim procurando cumprir o sonho de Agostinho da Silva: a criação de uma verdadeira comunidade lusófona, numa base de liberdade e fraternidade.

SEDE: Palácio da Independência, Largo de São Domingos, nº 11 (1150-320 Lisboa)
NIB: 0036 0283 99100034521 85; IBAN: PT50 0036 0283 9910 0034 5218 5; BIC: MPIOPTPL; NIF: 509 580 432

Caso pretenda aderir ao MIL, envie-nos um e-mail: adesao@movimentolusofono.org (indicar nome e área de residência). Para outros assuntos: info@movimentolusofono.org. Contacto por telefone: 967044286.

"Trata-se, actualmente, de poder começar a fabricar uma comunidade dos países de língua portuguesa"

"Trata-se, actualmente, de poder começar a fabricar uma comunidade dos países de língua portuguesa"
Trata-se, actualmente, de poder começar a fabricar uma comunidade dos países de língua portuguesa, política essa que tem uma vertente cultural e uma outra, muito importante, económica.

A direita me considera como da esquerda; esta como sendo eu inclinado à direita; o centro me tem por inexistente. Devo estar certo.


Agostinho da Silva

quarta-feira, 19 de setembro de 2012

MORREU ELSA RODRIGUES DOS SANTOS – Presidente da Sociedade da Língua Portuguesa


Actual Presidente da Sociedade de Língua Portuguesa e especialista das Literaturas Africanas que se expressam no idioma comum, Elsa Rodrigues dos Santos faleceu hoje aos 73 de idade. Morte inesperada e perda irreparável no, infelizmente, restrito mundo dos que, na Academia e no espaço público, insistem em estudar e divulgar as obras e os autores de Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique e São Tomé e Príncipe.

À frente da Sociedade de Língua Portuguesa, onde sucedeu a Fernando Sylvan, o injustamente esquecido poeta timorense, Elsa Rodrigues dos Santos travou um combate entusiasta, difícil e informado, na defesa e divulgação da nossa Língua, atenta às variantes africana e brasileira que tanto a enriquecem.

Especialista da obra de um dos poetas fundadores da cabo-verdianidade, Elsa Rodrigues dos Santos publicou “As Máscaras Poéticas de Jorge Barbosa e a Mundividência Cabo- -Verdiana”, Caminho, 1989, com prefácio de Manuel Ferreira; “Jorge Barbosa – Poesia Inédita e Dispersa”, prefácio, organização e notas. É autora de numerosos ensaios e textos de divulgação, com destaque para os estudos sobre os 50 anos da revista Claridade (Cabo Verde) e sobre os poetas Corsino Fortes e Arménio Vieira. Colaborou na obra “Literaturas Africanas de Expressão Portuguesa”, organizada por Pires Laranjeira. É autora de várias publicações no âmbito das Literaturas Africanas de Língua Portuguesa.

Natural de Lourenço Marques, actual Maputo, Moçambique, Elsa Rodrigues dos Santos, era licenciada em Filologia Românica e com o Mestrado em Literaturas Brasileira e Africanas de Língua Portuguesa pela Faculdade de Letras de Lisboa. Foi Professora do Ensino Secundário e Professora convidada da Universidade Lusófona e do Instituto Superior de Ciências Educativas.

A Direção da SLP

Informamos os sócios e amigos da SLP que o corpo da Dra. Elsa Rodrigues dos Santos estará na Igreja de S. João de Deus, na Pr. de Londres, hoje, dia 21, partir das 19.30 h. O corpo partirá para o Cemitério do Alto de São João no Sábado, às 14h.

P.S.: O MIL, de que a Doutora Elsa Rodrigues dos Santos era Sócia Honorária, curva-se perante a sua Memória.

Sem comentários: