*É um Lusófono com L grande? Então adira ao MIL: vamos criar a Comunidade Lusófona!*

MIL: Movimento Internacional Lusófono | Nova Águia


Apoiado por muitas das mais relevantes personalidades da nossa sociedade civil, o MIL é um movimento cultural e cívico registado notarialmente no dia quinze de Outubro de 2010, que conta já com mais de uma centena de milhares de adesões de todos os países e regiões do espaço lusófono. Entre os nossos órgãos, eleitos em Assembleia Geral, inclui-se um Conselho Consultivo, constituído por mais de meia centena de pessoas, representando todo o espaço da lusofonia. Defendemos o reforço dos laços entre os países e regiões do espaço lusófono – a todos os níveis: cultural, social, económico e político –, assim procurando cumprir o sonho de Agostinho da Silva: a criação de uma verdadeira comunidade lusófona, numa base de liberdade e fraternidade.
SEDE: Palácio da Independência, Largo de São Domingos, nº 11 (1150-320 Lisboa)
NIB: 0036 0283 99100034521 85; NIF: 509 580 432
Caso pretenda aderir ao MIL, envie-nos um e-mail: adesao@movimentolusofono.org (indicar nome e área de residência). Para outros assuntos: info@movimentolusofono.org. Contacto por telefone: 967044286.

NOVA ÁGUIA: REVISTA DE CULTURA PARA O SÉCULO XXI

Sede Editorial: Zéfiro - Edições e Actividades Culturais, Apartado 21 (2711-953 Sintra).

Sede Institucional: MIL - Movimento Internacional Lusófono, Palácio da Independência, Largo de São Domingos, nº 11 (1150-320 Lisboa).

Desde 2008"a única revista portuguesa de qualidade que, sem se envergonhar nem pedir desculpa, continua a reflectir sobre o pensamento português".

Colecção Nova Águia: https://www.zefiro.pt/category/zefiro-nova-aguia

Outras obras promovidas pelo MIL: https://millivros.webnode.com/

"Trata-se, actualmente, de poder começar a fabricar uma comunidade dos países de língua portuguesa"

"Trata-se, actualmente, de poder começar a fabricar uma comunidade dos países de língua portuguesa"

Nenhuma direita se salvará se não for de esquerda no social e no económico; o mesmo para a esquerda, se não for de direita no histórico e no metafísico (in Caderno Três, inédito)

A direita me considera como da esquerda; esta como sendo eu inclinado à direita; o centro me tem por inexistente. Devo estar certo (in Cortina 1, inédito)

Agostinho da Silva

segunda-feira, 4 de junho de 2012

Unilab cria Pró-Reitoria de Relações Institucionais

O reitor Paulo Speller assinou a portaria de nomeação da nova integrante do reitorado da Unilab. A professora Selma Pantoja vai assumir o cargo de pró-reitora de Relações Institucionais, nova instância da administração superior da Universidade, que nasce com o propósito de articular junto às demais pró-reitorias e o gabinete projetos e ações de caráter acadêmico, institucional e de cooperação, especialmente com a Comunidade dos Países de Língua Portuguesa – CPLP. O anúncio oficial foi feito durante uma reunião no gabinete do reitor com a presença das demais pró-reitoras, dirigentes e coordenadores da Unilab. A Pró-Reitoria de Relações Institucionais vai agregar as funções da Assessoria de Relações Institucionais, que até o momento está ligada ao Gabinete do Reitor. Paulo Speller destacou que este “é um momento que a gente integra, cresce. A chegada da professora Selma Pantoja e a criação da Pró-Reitoria de Relações Institucionais inauguram um espaço inédito nas universidades públicas brasileiras. Um ambiente de articulação singular que vai nos ajudar a avançar na integração com as demais instituições brasileiras e na aproximação com os países parceiros”. Selma Pantoja possui graduação em História pela Universidade Federal Fluminense, mestrado em História Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e doutorado em Sociologia pela Universidade de São Paulo. É professora de carreira na Universidade de Brasília, onde lecionava a disciplina de História da África, atuando principalmente com as temáticas: História de Angola e História Atlântica nos séculos XVII – XVIII, a Sociedade e Cultura da Época do Comércio Atlântico de Escravos e as Relações de Gênero. Dentre os livros publicados, está a obra “Uma Antiga Civilização Africana. História da África Central Ocidental”. Logo após a assinatura da portaria de nomeação, ela disse que espera atender a expectativa da Unilab. “É um desafio novo na minha vida que eu abraço com muito carinho. Como se trata de uma pró-reitoria nova, nossa atividade se definirá na interface com as outras pró-reitorias. Espero contribuir para o crescimento da universidade”, finalizou Selma Pantoja. O reitor Paulo Speller também informou que até o fim de 2012 outras duas novas pró-reitorias devem ser criadas na Unilab. A Pró-Reitoria de Planejamento e outra que venha atender a demanda da área de Assistência Estudantil.

Sem comentários: