*É um Lusófono com L grande? Então adira ao MIL: vamos criar a Comunidade Lusófona!*

MIL: Movimento Internacional Lusófono | Nova Águia


Apoiado por muitas das mais relevantes personalidades da nossa sociedade civil, o MIL é um movimento cultural e cívico registado notarialmente no dia quinze de Outubro de 2010, que conta já com mais de uma centena de milhares de adesões de todos os países e regiões do espaço lusófono. Entre os nossos órgãos, eleitos em Assembleia Geral, inclui-se um Conselho Consultivo, constituído por mais de meia centena de pessoas, representando todo o espaço da lusofonia. Defendemos o reforço dos laços entre os países e regiões do espaço lusófono – a todos os níveis: cultural, social, económico e político –, assim procurando cumprir o sonho de Agostinho da Silva: a criação de uma verdadeira comunidade lusófona, numa base de liberdade e fraternidade.
SEDE: Palácio da Independência, Largo de São Domingos, nº 11 (1150-320 Lisboa)
NIB: 0036 0283 99100034521 85; NIF: 509 580 432
Caso pretenda aderir ao MIL, envie-nos um e-mail: adesao@movimentolusofono.org (indicar nome e área de residência). Para outros assuntos: info@movimentolusofono.org. Contacto por telefone: 967044286.

NOVA ÁGUIA: REVISTA DE CULTURA PARA O SÉCULO XXI

Sede Editorial: Zéfiro - Edições e Actividades Culturais, Apartado 21 (2711-953 Sintra).

Sede Institucional: MIL - Movimento Internacional Lusófono, Palácio da Independência, Largo de São Domingos, nº 11 (1150-320 Lisboa).

Desde 2008"a única revista portuguesa de qualidade que, sem se envergonhar nem pedir desculpa, continua a reflectir sobre o pensamento português".

Colecção Nova Águia: https://www.zefiro.pt/category/zefiro-nova-aguia

Outras obras promovidas pelo MIL: https://millivros.webnode.com/

"Trata-se, actualmente, de poder começar a fabricar uma comunidade dos países de língua portuguesa"

"Trata-se, actualmente, de poder começar a fabricar uma comunidade dos países de língua portuguesa"

Nenhuma direita se salvará se não for de esquerda no social e no económico; o mesmo para a esquerda, se não for de direita no histórico e no metafísico (in Caderno Três, inédito)

A direita me considera como da esquerda; esta como sendo eu inclinado à direita; o centro me tem por inexistente. Devo estar certo (in Cortina 1, inédito)

Agostinho da Silva

sábado, 18 de fevereiro de 2012

Ano do Brasil em Portugal e ano de Portugal no Brasil

De forma inédita, Portugal e o Brasil acordaram realizar simultaneamente o ano do Brasil em Portugal e ano de Portugal no Brasil , com início no dia nacional do Brasil, 7 de Setembro de 2012, e encerramento na data nacional de Portugal , dez de junho de 2013.
Trata-se de um convite para que ambas as nações se reinventem nas suas relações que nunca foram tão intensas e difusas já que surgem em todas as áreas e de forma espontânea.
Que pode cada um de nós fazer nesse ano? Estão as entidades de cada país, Governos centrais, estaduais, municípios, universidades, escolas, associações empresariais, artistas e meios de comunicação social convidados a refletir e a promover ações de aproximação entre as nossas duas nações.
Não serão apenas eventos de grande porte mas podem ser ações pontuais e locais que aproximem a cultura e economia dos nossos países e revelem o melhor de cada um de nós em “inovação e modernidade“.
Os projetos devem ser apresentados do lado português ao nosso Comissariado Geral que este mês iniciou atividades para seleção e chancela. Portugueses e Brasileiros hoje são parceiros e cultivam “cumplicidade” e constatam ser mutuamente vantajoso.
Esse é o principal motor, o estatuto de parceiros. O Ceará acumulou uma comunidade portuguesa muito articulada e experiente que pode potenciar essas ligações, um associativismo com curriculum de realizações lusófonas, nomeadamente a dinâmica Câmara de Comércio e a histórica Beneficente Portuguesa, universidades com experiência de intercâmbio, municípios com presença portuguesa e acordos de cooperação, um governo estadual parceiro de diversas iniciativas e de empresas portuguesas, a FIEC, o SEBRAE, Artistas e Ongs.
Portugal e o Brasil, nações livres e democráticas, sem imposição de paradigmas ideológicos históricos já que têm sólidos fundamentos de nação, escrevem todos os dias novas páginas de cooperação.
Localmente, o Vice-Consulado, com jurisdição no Ceará e Piauí, que tem como funções promover relações econômicas sociais e culturais, procurará acompanhar e articular as atividades de aproximação que estiverem ao seu alcance; mas seria de grande satisfação ver despontar espontaneamente e em todas as áreas iniciativas de que nos transcendam de aproximação entre Portugal e o Brasil nomeadamente no Estado do Ceará e Piauí e, por outro lado, assistir a realizações de promoção do Ceará e Piauí em Portugal durante esse período."

Francisco Neto Brandão - Vice-Cônsul
Publicado pela Embaixada de Portugal - Brasília em 14.2.12

Sem comentários: