A conferência é organizada pela Confederação Helvética em parceria com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) e tem como objectivo avaliar os progressos registados na implementação da Declaração de Genebra sobre a Violência Armada e Desenvolvimento.
Os objectivos que se pretendem atingir com a realização desta conferência são a renovação do engajamento político no cumprimento das metas estabelecidas, avaliação do grau de implementação dos compromissos assumidos desde 2008, relativos à integração da violência armada na estratégia de desenvolvimento, e estabelecimento de plataformas para recolha, avaliação e monitoramento de dados e troca de experiências nacionais.
O encontro vai desenvolver mecanismos concretos visando acelerar os objectivos da Declaração de Genebra e definir prioridades para a implementação deste documento até 2015.
Paralelamente à reunião, estão previstas sessões em que serão abordados temas como a gestão quantitativa da violência armada, a integração da prevenção e a redução da violência armada na estratégia de desenvolvimento nacional, o controlo de armas de pequenos porte e calibre, o papel da juventude na prevenção da violência armada e o papel da justiça na prevenção do crime e da violência armada.
O secretário de estado das Relações Exteriores que se faz acompanhar na Conferência do representante permanente de Angola junto da ONU e Organizações Internacionais em Genebra, embaixador Apolinário Correia, e da directora dos Assuntos Multilaterais do Mirex, Margarida Izata, deverá intervir no período da tarde de hoje.
Fonte: Notícias Lusófonas
Sem comentários:
Enviar um comentário