Em Portugal, também o Instituto Camões (IC) vai celebrar o “Dia da Língua Portuguesa e da Cultura na CPLP”, a 5 de Maio. Na sede do IC, entre as 18:00 e as 19:00, vai estar patente uma exposição bibliográfica de autores de língua portuguesa traduzidos, serão lidos textos de autores da CPLP e vai decorrer um sarau musical com poemas de autores da CPLP, por Manuel Freire. Na Feira do Livro de Lisboa, também no dia 5 de Maio, vai decorrer um debate sobre a Língua Portuguesa e o Museu do Oriente associou-se à CPLP e organiza a iniciativa “Se estas paredes falassem”. Recorde-se, ainda, que a Câmara Municipal de Odivelas, em Portugal, está a realizar a III Bienal da Cultura Lusófona com o Apoio da CPLP (onde o MIL estará representado).
Paralelamente, alguns dos Grupos CPLP de Embaixadores estão a organizar eventos neste mesmo dia em outros locais, como em Brasília ou Oslo.
O dia 5 de Maio foi fixado como a data em que é anualmente comemorada a “Língua Portuguesa e a Cultura pelos países da CPLP”, uma decisão saída do XIV Conselho de Ministros da CPLP, realizado em Junho de 2009, em Cabo Verde.
Sem comentários:
Enviar um comentário