Díli 11 abr (lusa) -- Cidália Dias, uma jovem timorense finalista do Departamento de Língua Portuguesa da Universidade Nacional Timor Lorosae, foi a vencedora do prémio literário Ruy Cinatti, anunciou hoje o júri.
O prémio de literatura Ruy Cinatti é uma iniciativa para Timor-Leste da Imprensa Nacional -- Casa da Moeda, com o objetivo de distinguir uma obra inédita, em prosa ou poesia, de autoria timorense, escrita em Língua Portuguesa.
A cerimónia do anúncio do vencedor da primeira edição do Prémio Ruy Cinatti decorreu hoje na Escola Portuguesa de Díli, com a presença do Presidente da República de Timor-Leste, José Ramos-Horta, deputados, membros do corpo diplomático e outras entidades.
O júri foi presidido pelo professor Carlos Reis, Reitor da Universidade Aberta, tendo feito parte do mesmo Fernanda Borges e Manuel Tilman, membros do Parlamento de Timor-Leste.
A obra premiada, de Cidália Dias, descreve a sua vivência pessoal na juventude e as dificuldades do seu percurso no meio universitário e vai ser editada.
A autora, que recebeu o prémio no valor de 1.600 dólares (1.104 euros), tem outros trabalhos concluídos, a aguardar publicação.
O concurso foi aberto no dia 15 de outubro de 2010, tendo sido convidados todos os cidadãos timorenses a participar na competição literária, que terá periodicidade anual e se destina a contribuir para a consolidação da Língua Portuguesa no país.
O poeta português Ruy Cinatti (1915-1986), que inspirou a criação do prémio literário, formou-se no Instituto Superior de Agronomia, estudou etnologia e antropologia social em Oxford e viveu várias temporadas, entre 1946 e 1966, em Timor-Leste, a que dedicou vários estudos.
MSO
Lusa / Fim
http://noticias.sapo.ao/lusa/artigo/12407773.html
Sem comentários:
Enviar um comentário