«A ideia é mostrar excertos que falem da importância da presença portuguesa no mundo», explicou ao SOL, Sofia Proença, do MIL, explicando que os programas de Hermano Saraiva estarão assim disponíveis «para um universo de 240 milhões de falantes de Português».
«O professor é uma das pessoas que mais divulgou a memória história do país e é isso que queremos divulgar», acrescenta o dirigente do movimento, Renato Epifânio, que assina esta sexta-feira o protocolo que vai permitir a cedência dos direitos de transmissão dos programas produzidos para a RTP.
Com cerca de cinco mil membros inscritos, o Movimento Internacional Lusófono tem desenvolvido várias acções na defesa da Língua. «Fazemos recolha de livros para dar a países lusófonos carenciados, como a Guiné e Timor, elegemos a personalidade lusófona do ano e entregámos no Parlamento uma petição para que as editoras não destruíssem os livros que não são vendidos e os enviem para países de Língua Portuguesa», conta Renato Epifânio.
Os programas de José Hermano Saraiva devem estar disponíveis ainda durante este mês, no site http://www.movimentolusofono.org/.
Fonte: http://sol.sapo.pt/PaginaInicial/Cultura/Interior.aspx?content_id=182064
Sem comentários:
Enviar um comentário