Sete escolas EB 2,3 do concelho de Santa Maria da Feira, Portugal, aderiram a um projecto de cooperação com a Guiné-Bissau, promovido pela da Câmara Municipal.
O projecto “Educação para o Desenvolvimento” assenta na experiência do município feirense no exercício de cooperação descentralizada com Catió, cidade da Guiné-Bissau geminada com Santa Maria da Feira, bem como nas acções de desenvolvimento, combate à pobreza local e apoio às organizações não governamentais (ONG) que actuam nos países de expressão portuguesa.
No âmbito deste projecto, as escolas envolvidas acolhem exposições e acções de formação alusivas à cooperação com África, promovem recolhas de livros e material escolar a favor de Catió e apadrinham escolas desta cidade guineense, refere um comunicado da Câmara de Santa Maria da Feira.
Em cada escola, o projecto inicia com a exposição “Guiné-Bissau: Imagens e Vozes”, acompanhada por sessões de formação alusivas à realidade escolar e ao quotidiano da Guiné-Bissau.
A ocasião serve também para divulgar os oito objectivos do milénio (ODM), com destaque para o segundo: educação de qualidade para todos. Através do projecto ageNDA, dos Leigos da Boa Nova, os alunos são sensibilizados para a problemática da pobreza no mundo, enquanto voluntários ligados à AMI e a outras ONG locais alertam para a importância do voluntariado.
Sem comentários:
Enviar um comentário