terça-feira, 13 de abril de 2010

Durão Barroso destaca assinalável sucesso de parceria especial

O presidente da Comissão Europeia, Durão Barroso, considerou hoje, em Bruxelas, um "assinalável sucesso" o desenvolvimento da parceria especial entre a UE e Cabo Verde, destacando a negociação em curso para o acordo de facilitação de vistos.

"A parceria especial é um assinalável sucesso", disse José Manuel Durão Barroso numa conferência de imprensa conjunta com o primeiro-ministro cabo-verdiano, José Maria Neves, referindo haver "progressos notáveis" nos seis sectores prioritários: boa governação, segurança e estabilidade, integração regional, sociedade do conhecimento e da informação e luta contra a pobreza.

Durão Barroso adiantou ainda que as duas partes estão agora envolvidas em duas negociações, o acordo de facilitação de vistos e uma parceria económica.

Por seu lado, José Maria Neves considerou haver "ganhos evidentes" no seu país nas áreas prioritárias do acordo, lançado em Novembro de 2007.

Sobre o acordo de facilitação de vistos, o primeiro-ministro considerou que facilita o combate à emigração ilegal.

Em relação ao acordo de parceria económica com a UE, adiantou querer assiná-lo "tão cedo quanto possível", lembrando que o período de transição - em vigor desde que Cabo Verde subiu para o grupo dos países de médio desenvolvimento - que isenta o país de taxas alfandegárias nas exportações para a União Europeia "deve terminar em Dezembro" próximo.

Fonte: Notícias Lusófonas

Sem comentários:

Enviar um comentário

CARO/A VISITANTE, CONTRIBUA NESTA DEMANDA. ACEITAREMOS TODOS OS COMENTÁRIOS, EXCEPTO
OS QUE EXCEDAM OS LIMITES DA CIVILIDADE.

ABRAÇO MIL.